domingo, 13 de setembro de 2015

A Solidão, o Sentimento e a Sombra dos Colossus






Shadow of the Colossus não é só mais um joguinho qualquer. Shadow of the Colossus é uma obra de arte! Com uma história digna de grandes épicos e quase completamente interpretativa, o jogo guia o jogador por um turbilhão de emoções.
Mono é uma garota que foi sacrificada em um ritual para evitar uma maldição. Wander resgata seu corpo e o leva a Shrine of Worship na Terra Proibida, onde seria possível trazê-la de volta por um alto preço. Dormin, a entidade que habita a Shrine, diz que pode salvar Mono se Wander libertar as partes de sua essência aprisionadas dentro dos Colossus, criaturas gigantescas e ancestrais. Wander parte com seu cavalo Agro sem perguntar como, onde ou porque ele matará os Colossus.




Wander e Mono


A história pode ser interpretada como uma alegoria a história da Torre de Babel. Dormin seria Nimrod, o Rei Imortal (perceba que Nimrod escrito ao contrário se lê Dormin). A entidade, assim como o babilônico, tem seu poder dividido em 16 partes, no caso os Colossus. É dito que Dormin desafiou o equilíbrio do mundo, provavelmente isso estaria relacionado ao seu poder de trazer os mortos de volta a vida. Nimrod na história bíblica desafia Deus. Outra coisa que sustenta essa interpretação é o fato de quanto mais da essência de Dormin Wander adquire, mais grotesca fica sua aparência, assim como Nimrod ao expandir seu poder.


Também podemos interpretar a jornada de Wander como uma metáfora para a vida real em que devemos usar a inteligência, a coragem e a força de vontade para não desistir no meio do caminho. Assim como a vida também podemos explorar cada canto da Terra Proibida e aproveitar as paisagens deslumbrantes, ou podemos ser objetivos e acabar com tudo mais rápido sem ter aproveitado ao máximo as oportunidades.

Wander e Agro contra Quadratus



A solidão e o sacrifício são muito presentes em Shadow.  A completa ausência de trilha sonora nas cutscenes e em momentos de andanças nos passa toda a desolação de Wander e nos mostra o carinho e lealdade de Agro. O nome Mono só reforça a solidão do jogo, pois nos diz que apesar de tudo ela e Wander nunca ficarão juntos. O protagonista sacrifica sua felicidade e sua vida para trazer a garota de volta, mesmo não ficando completamente claro qual a relação entre eles, assim como Mono se sacrificou pela sua aldeia. Os Colossus são guerreiros do antigo povo da Terra Proibida que sacrificaram sua liberdade para aprisionar a essência de Dormin (sabemos disso pois seus espíritos tem forma humana). Até mesmo o jogador tem que sacrificar suas emoções para salvar Mono, já que a maioria dos Colossus é pacífica e mata-los chega a ser doloroso para a pessoa que controla o joystick.

A trilha sonora é um show para os ouvidos, principalmente pelos longos momentos silenciosos. Nos poucos momentos em que escutamos o som de violinos temos vontade de chorar.




A trilha sonora completa das batalhas e dos encontros com Colossus



No fim das contas não são as batalhas épicas contra criaturas cem vezes maiores que você que faz desse jogo um dos melhores na história dos games. Não são as lutas voando, escalando ou nadando que nos deixa fascinado. São as emoções despertadas e a rica mitologia que nos impressiona e nos sensibiliza.
Shadow of the Colossus é uma daquelas obras de arte que deve ser revisitada em diferentes momentos da vida para que haja melhor compreensão do amor de Wander por Mono, a lealdade de Agro, o desejo de poder de Dormin...

Shadow of the Colossus continua sendo espetacular e memorável desde seu lançamento em 2005 não pelo que está na tela, mas sim pelo por tudo aquilo que não está e que podemos perceber.




3 comentários:

  1. Como não sou adepta de jogos eletrônicos nem imaginava que um jogo poderia trazer tanta cultura, diversidade como a trilha sonora, a avaliação psíquica dos personagens e até a história. Não sei se conseguirei um dia jogar alguma coisa mas através das suas informações passo a ter outro conceito em relação aos jogos, lembrando que como tudo na vida deve haver outros que não merecem esse respeito e admiração, mas você mais uma vez me mostrou e me ensinou coisas novas. Segue minha admiração pela sua postagem... estou ouvindo a trilha sonora. Amei.

    ResponderExcluir
  2. Esse Jogo é o meu jogo favorito,nunca trocarei ele de lugar,Por que esse jogo é espetacular e cativou a minha infancia com nostalgia. Muito Obrigado Por fazer esse jogo Fumito, Agradeço do fundo do meu coração.

    ResponderExcluir