ATUALIZAÇÃO: A TEORIA SOBRE O SABRE DE KYLO REN FOI CONFIRMADA!
Dia 17 de dezembro... O retorno de uma das maiores sagas do cinema... O retorno do símbolo máximo da cultura pop... Símbolo tão forte que enquanto escrevo isso escuto Binary Sunset na cabeça...
Como fã, só me resta reassistir os filmes, ler os livros e HQs do universo expandido e... especular sobre o novo filme!!!! Então, aqui deixo algumas de minhas teorias (eu juro que se acertar alguma delas eu faço um vídeo cantando "Let It Flow").
Se você ainda não viu algum dos trailers sugiro que assista para melhor entendimento.
Os Despertares
É dito no primeiro trailer que houve um despertar no Lado Sombrio e um na Luz, aparentemente o novo vilão, Kylo Ren, e Finn ou Rey, novos protagonistas. MAS, e se tanto Finn quanto Rey forem os despertares? A minha teoria é que Finn, um antigo Stormtrooper, troca de lado, se alia à antiga Aliança Rebelde e se transformará num jedi. Enquanto Rey, uma sucateira que se vê subitamente como peça central de uma guerra que definirá o destino da galáxia, ao sofrer um grande choque (por exemplo a morte de um personagem peludo) acaba indo para o Lado Negro. Se considerarmos que Rey é a única personagem que usa a força (caso ela seja um despertar) que está pintada tanto de vermelho quanto de azul no poster, a possibilidade de ela alternar entre o Lado Sombrio e a Luz se torna ainda mais forte. Mas e Kylo Ren? Vamos para minha próxima teoria.
Kylo Ren
Se os despertares realmente forem Finn e Rey, onde Kylo Ren entra nessa história? Bom, vamos deixar claro que em nenhum trailer, brinquedo promocional, ou resenha liberada é dito que Kylo Ren é um Sith, aliás é dito que ele é um cavaleiro da Ordem de Ren (e no momento não foi dito quem eles são, mas o fato de outros cavaleiros portarem armas normais me faz suspeitar que é uma ordem sem ligação direta com a Força). Se Kylo não foi um dos despertares e não é um Sith, como ele utiliza a Força? Nesse ponto temos de regredir para antes de 1977...
Num dos primeiros esboços do roteiro do Ep. I, George Lucas teve a ideia de um mcguffin (objeto que comanda a trama) em forma de um cristal vermelho que tinha a Força dentro de si, obviamente a ideia foi abandonada. Porém, sabendo que os sabres de luz são feitos de cristais e que o novo filme faz referências a antigas ideias de Lucas (por exemplo Starkiller, antes o primeiro nome pensado para Luke, agora a nova arma do Lado Negro), podemos especular que na verdade Ren não pode dominar a Força, mas se utiliza de um cristal especial que o garante poderes semelhantes aos dos Jedi e dos Sith. Essa teoria só é reforçada quando observamos uma pequena diferença entre os sabres de Finn, o antigo sabre de Anakin e Luke, e o de Ren:
Observe como o sabre de Kylo parece ser muito mais forte que o de Finn (isso também explicaria as cruzetas da espada, que poderiam, na verdade, servir como um modo de liberar a energia extra do sabre).
The First Order
Não sabemos quase nada sobre os herdeiros do Império, apenas que surgiram trinta anos após a queda do Império Galáctico e que têm como fundador uma poderosa figura do Lado Sombrio, Líder Supremo Snoke. Essa teoria, na verdade, se encaixa muito mais como uma esperança de um fã do universo expandido do que uma teoria propriamente dita.
Quando a Disney comprou a Lucasfilm, ganhou imediatamente os direitos sobre os livros, games, HQs e desenhos do universo expandido, porém, ao invés de adaptar o antigo cânone a Disney preferiu criar um novo cânone, e o antigo universo expandido se tornou o selo Legends. Legends são histórias que o fã escolhe como canônicas ou não. Até aí tudo bem, mas... dependendo do que será cirado com esse novo cânone, algumas histórias do antigo universo expandido serão anuladas. EU NÃO QUERO QUE ISSO ACONTEÇA!
No antigo cânone existe a Trilogia Thrawn, que se passa alguns anos depois do Ep. VI e conta a história de alguns dos remanescentes do Império, que lutam para manter Palpatine e Darth Vader vivos. O Império acabou! A Nova República foi fundada! A First Order se opõe a esse cânone?
O que eu acho é: anos após a queda do Império, Snoke funda a First Order como uma tentativa de retomar o poder do Lado Sombrio e destruir a Nova República, e a Resistência, antiga Aliança Rebelde, é a força que se opõe a First Order. Espero estar certo, pois anular livros maravilhosos como Thrawn é algo que não posso perdoar...
Descrença na Força
Com a criação da Nova República os Jedi voltam a prosperar e a Força deixa de ser considerada lenda, porém no último trailer vemos Han Solo confirmando as histórias que são contadas sobre o que aconteceu, ou seja, as pessoas ainda não acreditam na Força! Como eu tenho esperança que não anulem o universo expandido o que quero acreditar: a República ainda não tem tanta força (sem trocadilhos) e planetas mais afastados ou sob o domínio da First Order não tiveram contato com os Jedi e a Nova República. Mais uma vez minha esperança supera a razão...
Uma rapidinha: a morte de Chewbacca
No último trailer vemos rapidamente Rey chorando sobre um corpo que parece ter pelos, como na cena seguinte vemos Leia abraçada com Han Solo com uma cara de pesar e não vemos Chewie na cena reforça essa suspeita. Será que a morte de Chewie foi o ponto de ignição para o ódio de Rey que a levará para o Lado Negro da Força?
E aí o que vocês acham sobre o novo filme? Essas não são as teorias que você procura? Não se esqueça de comentar aqui embaixo, compartilhar com os amigos e de curtir a página do facebook! Obrigado pela paciência e que a Força esteja com você!
Caraca... agora você provocou uma curiosidade adormecida, só estava aguardando o filme mas agora quero rever todos até dia 17, no lançamento.
ResponderExcluir