sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Vamos interpretar Claro Enigma?

Lendo o livro Claro Enigma de Carlos Drummond de Andrade me deparei com um sério problema: as interpretações disponíveis na Internet são rasas ou se limitam a alguns poucos poemas. Claro Enigma por si só já é um desafio por conta de todo o peso metafísico, a profundida filosófica e a retomada das formas clássicas por Drummond; não ter um apoio para a leitura deixa tudo ainda mais complicado... Por isso, e por conta de minha natureza revoltada e rebelde, pensei: "Por que não fazer eu mesmo as análises desses poemas? Ao menos posso tentar facilitar a vida dos próximos leitores!". Então, sim! Este é um convite para você acompanhar comigo a leitura de  Claro Enigma! Porque, afinal, se tu achas que podes fazer melhor, faças...

Obs: Sou apenas um estudante/vestibulando de história e minhas interpretações são apenas o meu entendimento da obra.
Ps: não sou mais vestibulando hehehe, sou só estudante de história.


Começando pelo início:

1-O títuloClaro Enigma trata-se de um oxímoro que cria um jogo entre as palavras claro - desmistificado- e enigma - mistério, obscuro - que podemos interpretar como "a vida é claramente um enigma" ou "a vida é um paradoxo", de forma que nega suas obras anteriores da fase da poesia política (eu<mundo), principalmente A rosa do povo, através da perda de esperança e aceitação do pessimismo e passividade. Pode-se entender, também, que o título carrega certa inspiração barroca, pois tenta conciliar opostos como razão e sentimento, claro e escuro, interior e exterior; através de um dilema existencial que marca o início da Fase do Não, ou do eu=mundo. Além das imagens opostas, principalmente de luz e escuridão, estará sempre presente no livro o "enigma", como se fosse uma ironia de Drummond ao deixar explícito no título a dificuldade que o leitor encontrará com a leitura da obra.

2-Epígrafe: "Les évenements m'ennuient" (Os acontecimentos me aborrecem) de Paul Valéry, poeta simbolista, se apresenta como uma negação de sua história na poesia social e política - caracterizadas pelo desejo de mudança e ação - presente em O Sentimento do Mundo e A Rosa do Povo, além de certa retomada do isolamento e impossibilidade de integração da "fase gauche" (eu>mundo), porém marcada pelo amadurecimento do poeta que procura reconciliar-se com si mesmo e com o mundo; entretanto, a epígrafe apresenta-se como mais um dos paradoxos presentes no livro, pois, mesmo tentando afastar-se da poesia social, preocupada com os acontecimentos, a realidade exterior e o modo de ver o mundo continuam influenciando a realidade interior e, até mesmo, a escrita do autor - como será melhor observado em diversos poemas, principalmente da parte "Selo de Minas". A epígrafe também pode ser interpretada como um desejo de busca pela essência, de voltar ao estado natural e à origem, não do poeta, mas do ser humano.

Na próxima postagem será analisado o título da primeira parte do livro e o poema "Dissolução"

Update: já saíram as interpretações, confira nos links

  • http://verdeviolinista.blogspot.com/2016/12/vamos-interpretar-dissolucao-claro.html
  • http://verdeviolinista.blogspot.com/2017/02/vamos-interpretar-remissao-claro-enigma.htm
  • http://verdeviolinista.blogspot.com/2017/02/vamos-interpretar-ingaia-ciencia-claro.html



Agradecimentos: As professoras Fabiana Vascon e Alessandra Braz Carvalho cujas aulas serviram de base e apoio para estas interpretações.

Espero que essa postagem tenha ajudado e espero que continuem acompanhando essa série, meu único objetivo é ajudar. Não se esqueçam de compartilhar com os amigos e de curtir a página no Facebook!

6 comentários:

  1. Pelo amor de Deus me ajuda!! Continua postando as interpretações dos poemas

    ResponderExcluir
  2. Posta as outras interpretações
    Por favor!!

    ResponderExcluir
  3. Eu amei demais!! Continua, fuvest me espera hehehe

    ResponderExcluir
  4. Continua por favor tava excelente o conteudo. Eu e meus amigos nos preparamos sozinhos pra fuvest. Ia ajudar tanto!!!

    ResponderExcluir
  5. continua as postagens por favor!!! suas interpretações são ótimas para ajudar na fuvest

    ResponderExcluir