sábado, 31 de outubro de 2015

Os melhores romances e contos para se ler no Halloween

Eu não quero saber se é cultura americana, se é errado gostarmos de uma tradição anglo-saxã em detrimento da cultura brasileira, mas eu gosto muito do Halloween por um simples motivo: é um dia de terror! O terror, o horror e o bizarro sempre me intrigaram e me interessaram e o Dia das Bruxas é o dia que representa tudo isso... Me desculpe, mas admita que tirando a Mula-sem-cabeça, o Curupira e mais alguns casos a parte, o folclore brasileiro não inspira tanto medo (não porque não pode, mas porque ninguém se importa, infelizmente). Mas deixando a discussão ideológica de lado, aqui está uma lista de alguns livros e contos que são perfeitos para causar um cagaço fodido um certo receio.


Misery (Stephen King)


Já começamos com os dois pés no peito! De Stephen King, o Mestre do Terror, Misery (ou Louca Obsessão). Sempre lembramos dos livros mais clássicos de King como O Iluminado, Pet Sematery, It- A Coisa etc., porém esse é de longe uma das mais geniais obras de King. O que você precisa saber sobre o livro? Stephen se inspirou em seus fãs malucos; tem um enredo recheado de metalinguagem; é a junção perfeita entre o terror psicológico e o gore (estilo que tem como objetivo causar repugnância, nojo e desconforto no receptor). As cenas de tortura são descritas de forma tão imersiva e tão dolorosamente realista que, em alguns momentos, uma pausa e um copo de água com açúcar é necessária.


O Modelo de Pickman (H.P. Lovecraft)



Eu me considero uma pessoa um tanto (corajosa não é bem a palavra, mas na falta de um sinônimo adequado...) corajosa para filmes, jogos e terror em geral. Mas eu preciso admitir que esse conto... Esse conto me deixou algumas noites sem dormir direito. Em primeiro lugar, se você nunca ouviu falar de H.P. Lovecraft é preciso que saiba que esse cara determinou o modo de se escrever terror psicológico e a chamada weird-fiction (terror do desconhecido, estranho e bizarro) tendo um impacto tão grande no terror quanto Edgar Allan Poe. Ele não é pouca merda não. O Modelo de Pickman é um relato de um cavalheiro que em visita ao seu amigo pintor, Pickman, se apavora com alguns dos quadros nunca expostos do talentosíssimo artista. Todo o clima de tensão é construído de modo que apenas no final o medo realmente apareça. Para falar a verdade eu estava escrevendo esse post no escuro, mas depois desse conto acho melhor acender a luz... hahahaha.


A Casa Sem Fim (Creppypasta)



Para aqueles que não são muito ligados à cultura da Internet, creepypastas são histórias de terror que circulam pela web e que acabaram se tornando algo como lendas urbanas. Infelizmente quase nada pode ser dito sobre A Casa Sem Fim sem que entreguemos o ouro, mas o que posso dizer é que baseando-se em uma ideia extremamente simples um conto tenebroso foi criado. Apesar de ser facilmente encontrada na web, eu sugiro que em vez de lerem a creepypasta, assistam o vídeo do canal AmbuPlay que soube construir muito bem a atmosfera necessária para causar pelo menos um ou dois calafrios:




Vestido de Seda Branco (Richard Matheson)



Talvez esse não seja o melhor conto do autor do excelente e extremamente mal adaptado "Eu Sou a Lenda", mas com certeza foi o que mais me marcou de todos os que li. Fiquei tão apavorado que esse acabou por ser o único conto de que me lembro  quase completamente. Talvez seja a parte um pouco mais interpretativa que me marcou tanto, ou talvez aquele toque de humor mais negro que a capa do Darthy. A falta de detalhes incita o leitor a tentar desvendar, com o pouco  que é apresentado, o que realmente aconteceu ali e só adiciona à experiência. Quando li "Vestido de Seda Branco" a editora era a Novo Século e o exemplar trazia na verdade "Eu Sou a Lenda" mais alguns contos; outro que achei muito interessante foi o "Casa Louca" que conta a história de um homem de uma fúria descontrolada.



Não dá para escolher um (Edgar Allan Poe)




Me desculpe, mas escolher apenas um conto do maior autor de terror de todos os tempos; apenas um conto do Pai do Romance Policial; apenas um conto de um dos homens com uma das imaginações mais primorosas de todas é uma injustiça. Diferente de Lovecraft que criou um estilo próprio, Poe criou vários e aperfeiçoou outros já existentes. Quem pensaria em escrever horror em poesia? Quem criaria a narrativa de investigação policial? Nem preciso responder...  Poe is life, Poe is love! Alguns de seus melhores contos: "A Máscara da Morte Vermelha", "Os Fatos do Curioso Caso do Sr.Valdemar", "Barril  de Amontilado", "O Poço e o Pêndulo", "Berenice". Leiam todos. Não escolham só um não... Ainda vou fazer um especial sobre Poe...



Vampiro Americano (Scott Snyder e Raphael Albuquerque feat. Stephen King)



Como sempre não pode faltar quadrinhos! Criado por Scott Snyder e publicado pelo selo Vertigo Vampiro Americano conta com a arte do brasileiro e co-criador Raphael Albuquerque e com participações especiais de Stephen King! Contando a história dos vampiros em conjunto com a história dos EUA, Vampiro Americano é uma obra prima dos quadrinhos e uma das melhores obras de terror de todos os tempos; toda a mitologia criada e a tensão crescente e a brutalidade são coroadas com a arte cartunesca, porém tenebrosa de Albuquerque. As participações especiais de King ajudaram a estruturar a obra.




Essas são só algumas sugestões para se arrepiar nesse Halloween. Tentei não citar duas vezes o mesmo autor, por isso O Iluminado, O Chamado de Cthulhu, Eu Sou a Lenda e tantas outras obras excepcionais de horror não apareceram na lista. Esperam que tenham gostado, compartilhem com os amigos, comentem aqui embaixo e não se esqueçam de curtir a página do Facebook! Aguardem que ainda hoje sai mais um post especial... e aproveitem a hora da zona morta...

Um comentário:

  1. Alguns já estavam na lista "quero ler antes de morrer", agora a lista aumentou... será que terei coragem?

    ResponderExcluir